Falando em Literatura literatura Literatura Inglesa música

O clube de leitura de David Bowie

Imagina um amigo que compartilha contigo seus livros favoritos…agora imagina que este amigo é David Bowie…

Três anos antes de morrer (Nova Iorque, 10/01/2016), o músico e ator inglês David Bowie, que completaria 74 anos no último 8 de janeiro, revelou os 100 livros que haviam forjado sua carreira e mudado sua forma de ver o mundo. Este é o seu legado e um convite irresistível a submergir- te de verdade nos livros e em seus poder para transformar- mos. Convincente o apelo da editora, trouxe comigo.

Bowie era um grande leitor, sempre estava acompanhado por algum livro. Em julho de 1975, com 28 anos, muito magro por causa do vício pela cocaína, foi gravar o filme “The man who fell to earth”, no Novo México, e prometeu que durante as filmagens não consumiria drogas. Conseguiu cumprir, e entre gravação e gravação, entregava- se à leitura. Bowie detestava aviões, então tinha muito tempo para ler, viajava muito de trem pelos Estados Unidos e levava sempre consigo vários baús cheios de livros, era o seu outro vício. Essa biblioteca portátil contava com mais de 1500 títulos.

Há muitas entrevistas espalhadas na Internet, onde Bowie conta sobre o vício pela cocaína nos anos 70, que deixou seu cérebro como “um queijo suíço”, cheio de falhas de memória. Talvez o seu hábito de leitura tenha minimizados os efeitos.

Quem quiser conhecer mais sobre a louca vida cheia de excessos de Bowie e sobre a sua incrível carreira como artista, há muito material espalhado pela rede. Vamos à obra…

Abaixo, parte dos livros que Bowie considerou importantes em algum momento da sua vida, mas detalhe: não eram necessariamente seus preferidos. A lista fez parte de uma exposição em 2013, com objetos de Bowie, em Londres e Nova Iorque:

Bowie não era um bom aluno, saiu da escola em 1963, só com a disciplina de Artes aprovada. Seu espírito inquieto não encaixava com o meio acadêmico, era autodidata. Bowie tinha o costume de contar o que aprendia dos livros e indicava os que gostava com muito entusiasmo.

Em 1998, começou a escrever resenhas de livros para a cadeia britânica de livrarias Barnes & Noble. Ele escreveu resenhas sobre de livros sobre artes, ficção e música.

Como tudo, nossos hábitos culturais adultos estão condicionados por nossa infância: não só pela educação que recebemos nem pelo lugar que crescemos, senão pelo espírito da época. Bowie disse muitas vezes que um dos episódios mais importantes de sua vida foi que seu meio- irmão Terry Burns lhe dera o clássico beat de Jack Kerouac “On the road” (p.15)

A lista com os 100 livros lidos por Bowie, não é comentada por ele, mas sim pelo autor do livro, John O’Connell, o que não chegou a me provocar decepção, porque os comentários, as resenhas curtas e curiosidades sobre os livros são bons, servem como guia de leitura. E para quem é super- fã de Bowie, é interessante saber o que o ídolo lia.

Uma coisa que eu achei muito bacana, foi o autor ter sugerido um tema musical para casa leitura, e também um outro livro, por exemplo: para o primeiro livro da lista, o famoso “Laranja mecânica”, de Anthony Burgess (1962), ele sugeriu a música “Girls loves me”, de Suffragette City, que foi interpretada por Bowie, está no álbum Blackstar (2016) e o livro “Brighton Rock, de Graham Greene.

Na lista de livros importantes do artista, não há nenhum escritor lusófono.

O’Connell, John. El Club de lectura de David Bowie, Blackie Books, Barcelona, 2019.

John O’Connel é britânico, mora em Londres, foi redator- chefe da Time Out e colunista musical em The Face. Agora é freelancer e colaborador do The Times e The Guardian. Em 2002, John entrevistou David Bowie em Nova Iorque.

Eu achei um livro rico, com muitas curiosidades, um guia de leitura com obras muito interessantes, recomendo!

Já me segue nas redes sociais? Aqui o Instagram e aqui o Facebook.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: