A observação de pássaros remonta à Idade da Pedra. Os homens pré- históricos desenhavam aves nas cavernas demonstrando assim, o seu interesse e fascínio por esses animais deixando gravados seus dados empíricos. Aristóteles, 350 a.C., possivelmente, tenha sido o primeiro ornitólogo da humanidade. Os ornitólogos e os poetas, veja Manoel de Barros, encarregam- se de estudar o comportamento dos pássaros. Mas hoje, um homem é que foi observado.
Madri é uma cidade encantadora no outono. A estação começa em meados de setembro, mas é só em novembro que as folhas começam a cair formando um tapete amarelinho, amarelinho. E essa paisagem convida- me a dar longos passeios pelo Parque do Retiro, que fica no centro da cidade. O parque é um remanso de paz, é como cruzar para outra dimensão, esqueço dos barulhos da cidade.
Costumo ir de ônibus, a linha 146, e desço na Calle Alcalá. Frequento a biblioteca que fica dentro do Retiro. Tenho que cruzar metade do parque até chegar ao meu destino.
No caminho, encontrei um senhor carregando uma sacola de supermercado cheia de migalhas de pão. Ele andava rápido, ia jogando o pão e uma revoada de pássaros o seguia; vez por outra, parava e alguns pássaros comiam diretamente da palma de sua mão.
Pintassilgos, alvéolas- brancas e estorninhos, muito comuns na Europa, periquitos, pardais e pombas, esses todo mundo conhece no Brasil, todos sob a batuta do homem. Os pássaros dançavam, o homem e sua orquestra de pássaros. Era um tal de piu, piu, gru gru, crá crá, aquela algazarra.
Eu fui andando atrás, incrédula, tentando não fazer ruído para não espantar a orquestra. Os pássaros seguiam o homem, sem medo, pareciam íntimos, um diálogo muito fluido interespécies. Os que não voavam, caminhavam atrás do homem, tal como o Flautista de Hamelin faz com os ratos, só que com finalidades bem diferentes. Tive a certeza que, enquanto aquele senhor viver, os pássaros têm em quem confiar.
O mundo é mágico sim, Rosa. Só que, perdoe- me um adendo: algumas pessoas ficam encantadas enquanto vivas também. Hoje eu conheci o Encantador de Pássaros e eu tenho a prova:
13 respostas para “O encantador de pássaros”
Republicou isso em Humana.Mente.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Adorei o seu relato!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito obrigada, José! Um abraço
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que texto lindo ! Encantada com tanta sensibilidade estou Eu.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muita obrigada, quanta gentileza, prima! Um beijão!
CurtirCurtir
Que maravilha o texto Fernanda. Adorei conhecer o Encantador de Pássaros através de suas palavras e do seu registro fotográfico. Parabéns… beijo no coração!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que gentileza, muito obrigada por comentar. Um abraço!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que observação delicada! É o olhar que é encantador, que abre as portas entre esses mundos, as portas que separam o banal do mágico… Texto muito bonito, fotos lindas.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito gentil, Paula, que bom que você gostou! Beijos
CurtirCurtir
Seu breve texto realçou em muito a beleza das imagens antes mesmo de mostrar as fotos! Atos simples como este devem ser prestigiados.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bom que você gostou! Um abraço
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada por compartilhar conosco esse momento mágico. Precisamos de mais momentos como esse.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada!
CurtirCurtir