Falando em Literatura…a “boa nova” do momento, espero que essa sandice não seja levada adiante.
Gostaria que o governo brasileiro nos explicasse e justificasse a “brilhante” ideia de retirar a Literatura Portuguesa do currículo escolar. Gostaria de saber como essa cúpula “genial” de pensadores e especialistas em Educação chegou à conclusão que seria um benefício para a Educação nacional excluir a literatura que influenciou e precedeu a nossa, e que continua sendo importante.
Deixar de ler na escola Eça de Queirós, Fernando Pessoa, José Saramago, Camões e Alexandre Herculano, vai melhorar a qualidade da Educação brasileira?
Talvez a ideia seja optar pelo “nacionalismo” no pior sentido da palavra. Ler só a literatura brasileira e “ensinar” só a riqueza cultural do Brasil, “mais próxima à realidade do aluno”. Essa é a bandeira dos “educadores”, que nunca conseguiram ler uma obra inteira na vida e agarram- se a essa teoria fuleira para acomodar- se. O sócio- interacionismo, tal como a linguística mal interpretada, entendida superficialmente por gente despreparada para exercer funções docentes, trouxe um verdadeiro caos à Educação do Brasil.
O Brasil não produziu literatura brasileira, propriamente dita, até chegar no Romantismo. Que vão fazer, apagar a história literária do Brasil? Quando político se mete aonde não deve, só sai coisa ruim. Por que não vão cuidar do mosquito, da violência, da corrupção que ASSOLAM o Brasil e são mais urgentes?!
Aguardo explicações do Ministério da Educação para justificar mais essa tentativa de aculturação massiva que estão pensando em implantar. Aguardemos…
O que é importa é a ARTE e ela está acima de ideologias políticas. Ah, sem esquecer do mestiço mais ilustre, o brasileiro Machado, que amante da boa literatura, deve estar bem “feliz” aonde estiver.
Enquanto isso, professores de literatura portuguesa e universidades de Letras de todo o país, aprendam tupi- guarani ou irão ficar desempregados!
Perdoa, Fernando Pessoa, eles não sabem o que fazem!
8 respostas para “O Ministério da Educação quer retirar a Literatura Portuguesa do currículo, por quê?”
Como podem querer fazer isso com algo que serve de base para entendimento da nossa própria literatura?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Burrice, gente despreparada, sem nenhum profissionalismo ou competência para estar no MInistério da Educação…ou isso, ou são “forças ocultas”.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Forças tudo bem. Mas ocultas não. É a força da burrice.
CurtirCurtido por 1 pessoa
não posso acreditar! Querem arrancar da História a parte das origens e agora da literatura, o que é isso?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Terrível! Como se não tivessem nada importante para resolver!
CurtirCurtir
[…] Sourced through Scoop.it from: falandoemliteratura.com […]
CurtirCurtir
Republicou isso em O SOL NASCERÁ….
CurtirCurtir
Uma barbaridade!
CurtirCurtir