Se eu estou surpresa? Não.
Quando eu fiz a proposta do Clube de Leitura há mais de um mês, escolhi um livro muito curto, fácil por se tratar de literatura informativa, e grátis, mesmo assim as pessoas que se comprometeram não enviaram as resenhas, sequer um parecer. Se eu fiquei chateada? Não. Nós vivemos numa época muito volátil, ninguém se compromete consigo mesmo, quanto mais com os outros, não é? A palavra voa. As pessoas fingem que leem. Tem gente que faz resenhas sem ler o livro! Comprar muitos livros e ter uma linda biblioteca em casa, não significa que você vai ser um bom leitor. Livro fechado é dinheiro jogado fora ou apenas um objeto decorativo para impressionar as pessoas que visitam a sua casa.
Para não ser injusta, teve um rapaz que disse que não iria fazer a resenha, porque o livro era tão curto e não sabia como fazer. Mais ou menos isso. Pra você, meu obrigada e valeu a tentativa.
Esse “clube” era para selecionar alguns colaboradores aqui para o blog. Intenção falida. Poderia ter sido algo muito legal, mas vai terminar sem nem ter começado. Seguimos.
Pareceu bronca de professora, não? Sim, um puxão de orelha. LEIAM!! Abram os seus livros!
33 respostas para “Clube de Leitura: fracasso absoluto”
Olá Fernanda,
que pena que não deu certo o seu projeto.
Se estiver interessada, eu publiquei um artigo acadêmico sobre o Edney numa revista dinamarquesa (está em português): http://ojs.statsbiblioteket.dk/index.php/bras/article/view/16754 (basta clicar em “pdf”).
Enquanto isso, vou continuando devagarzinho a minha volta ao mundo pela literatura no blog http://oquevcestalendo.wordpress.com/
E vamos que vamos…
CurtirCurtir
Muito bem, vou olhar sim. Abraços!
CurtirCurtir
Muito bom seu artigo! Parabéns!
CurtirCurtir
Obrigada 😀
CurtirCurtir
Bem, o que dizer? Dublinenses – e Joyce como um todo – são riquíssimos em conteúdo. Não creio que a leitura dessa coletânea magnífica de contos seja rápida, pelo contrário, há muita contemplação, eu mesmo levei mais de dois meses para finalizar. Quão estática parece a cidade e quais recursos da própria língua ele usa pra isso? É preciso delicadeza e um olhar aguçado para se aproximar de um mestre desse tamanho.
CurtirCurtir
Esse post já é antigo, já tem várias resenhas sobre esse livro no blog. Abraços!
CurtirCurtir
Que chato isso. Eu gostaria que tivesse dada certo, mas enfim… Novas oportunidades de fazer esse projeto vão aparecer, tenho certeza. E aí terei o imenso prazer de participar.
CurtirCurtir
[…] Falando em literatura… | desde 2008. Clube de Leitura: fracasso absoluto Se eu estou surpresa? Não. Quando eu fiz a proposta do Clube de Leitura há mais de um mês, […]
CurtirCurtir
Também acho uma pena. Cheguei tarde por aqui eu acho. Adoraria ter participado deste projeto. Talvez haja uma nova oportunidade.
CurtirCurtir
Ainda dá tempo de enviar ainda hoje? Eu tenho um esboço que eu fiz desde que eu terminei de ler só faltou reorganizar; mas como achei que não te agradaria eu fui deixando pra lá, mas se você quiser eu mando ainda hoje, voce quer? Eu ainda posso mandar a resenha?
CurtirCurtir
Pode mandar sim. Obrigada pelo interesse!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Me desculpe se você não gostar muito mas foi o que deu pra conseguir escrever, eu fiz praticamente no dia em que você me passou o link e fui lendo aos poucos fazendo as anotações.
Não fica brava comigo!!!
CurtirCurtir
Imagina que vou ficar brava! Nem pensar! Quero ver suas anotações sim, jóia!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Acabei de enviar a resenha para o seu e-mail; me desculpe se ficou muito ruim ou se você detestou, pelo menos eu tentei, eu adorei a sua iniciativa e espero que tenha outras oportunidades,
abraços!!!
CurtirCurtir
Vou olhar agora mesmo. Obrigada, beijos!
CurtirCurtir
Já já eu te mando pelo seu e-mail, ainda hoje, Abraço!!!
CurtirCurtir
Legal, vou esperar!
CurtirCurtir
Poxa, que pena… E que desencontro!, pois soube agora do projeto! Mas me diga, Fernanda, era o primeiro livro, certo? Será que não valeria uma segunda tentativa? Abraços, querida.
CurtirCurtir
Lilian, podemos pensar sim numa segunda tentativa. Topas? Sugere um título. Abração!
CurtirCurtir
Olá, Fernanda!
Feliz por ter vindo aqui e encontrado tão agradável surpresa!
Votei em J.Joyce, espero MESMO que a maioria também o faça!, mas por enquanto, aguardemos o veredicto!
Como não havia lido sua mensagem antes dos títulos já sugeridos, deixemos para a próxima rodada. Não sei de quais critérios você se vale na escolha das obras, mas gostaria – e muito – de participar, ou melhor, de que todos pudéssemos participar desde a sugestão até a escolha final de cada leitura! :)))
Um abraço, querida, lembranças aos nossos amigos lusos!
CurtirCurtir
Olá, Lilian! São dois critérios principais: a qualidade literária e a facilidade de encontrar as obras em qualquer parte do mundo. Claro que aceito sugestões! Na próxima rodada conto com as suas! Abraços.
CurtirCurtir
Oi Fernanda. Mandei a minha resenha por e-mail :)) Desculpa pela demora.Espero que a ideia do clube não acabe, eu estava precisando de uma iniciativa desta para escrever. Estou aguardando a próxima indicação do livro :)))))
CurtirCurtir
Eu não acredito ‘em fracass’, pois muitas pessoas curtiram a página e estão dando suas opiniões. Não desista jamais de seu projeto, pois sabemos que o ‘começo é sempre o começo’ e o bastante para impulsionar a caminhada… As pedras não saem do lugar sozinhas, mas são base para as grandes construções….
CurtirCurtir
Verdade! Mas a bronquinha deu certo, já enviaram resenhas, logo vou postar. Obrigada!
CurtirCurtir
Nem sei como vim parar aqui no seu blog. Tampouco, como funcionaria tal clube. Mas muito pertinente e aguda sobre a volatilidade das pessoas e seus compromissos. Foi de uma perspicácia singular. Me chama muita atenção o valor a que chegou a palavra comprometimento. Incrível. Espero que não deixe de tentar boas e novas idéias por esse breve obstáculo.
CurtirCurtir
Fábio, obrigada pelo comentário, mas o clube ressuscitou! Rsrsrs…olha o último post do blog, estamos escolhendo o segundo livro, dá uma olhada, nos ajude a escolher e participe! Abraços.
CurtirCurtir
Clube de Leitura? Parece interessante… Tenho um sério problema quanto a resenhas: A pressa de começar uma nova leitura é tanta, que acabo por “esquecer” de resenhar o livro. Agora, forcei-me a criar em meu blog uma categoria intitulada “Dicas Literárias” para me forçar a parar, respirar e resenhar. A intenção era publicar semanalmente uma resenha, mas por conta do TCC e último ano da faculdade e da necessidade de alimentar outros tópicos do blog, decidi postar quinzenalmente novas resenhas…
CurtirCurtir
Que bom, Darlene! Se quiser participar do nosso clube, podíamos fazer dobradinha, postar o seu post no seu blog e aqui no Falando em Literatura. Estamos decidindo agora até quarta- feira o novo título. Depois desse post o Clube renasceu! rsrsrs…dá uma olhada no link, há seis opções para escolher. O livro mais votado será o lido e resenhado por todos: http://fernandajimenez.com/2014/09/21/clube-de-leitura-a-ressurreicao/
CurtirCurtir
Gostei! Já votei e estou aguardando o resultado!
CurtirCurtir
Acabei esquecendo de dizer uma coisa importante: não desista. A sua tentativa é muito boa e muito válida. Sim. teria sido uma coisa muito legal. Talvez ainda seja, quem sabe? Tenho um grupo de leitura tradicional, presencial, e sei como é difícil manter todo mundo lendo 1 livro por mês! De qualquer jeito, qualquer que seja a sua decisão, parabéns.
CurtirCurtir
Depois desse post “puxão de orelha” a coisa funcionou, seguimos em frente. Tem um post mais recente, onde estamos escolhendo o próximo livro a ser lido e resenhado. Se quiser participar será um prazer!
http://fernandajimenez.com/2014/09/21/clube-de-leitura-a-ressurreicao/
CurtirCurtido por 1 pessoa
Poxa, Fer… sei como vc se sente. Vc lembra, tentei fazer um clube do livro no Face, não rolou… E há alguns meses atrás tentei fazer um aqui onde moro (Sorocaba- SP) No primeiro encontro apareceram 2 pessoas, no segundo 1 pessoa….
A realidade é muito triste…
CurtirCurtir
Oi, Fran! Verdade, é difícil, mas a gente vai tentando…rsrsrs…depois desse post já pareceram duas resenhas e estamos decidindo o próximo livro. Um beijão, linda!
CurtirCurtir