books Brasil escritor escritora Escritores españa Espanha Falando em Literatura História leitura Leituras ler libro libros literatura Literatura alemã literatura americana Literatura argentina Literatura brasileira Literatura canadense Literatura chilena Literatura Colombiana Literatura espanhola Literatura francesa Literatura infantil Literatura Inglesa Literatura italiana Literatura moçambicana Literatura Portuguesa Literatura russa livro Livros

Diálogo com o século XXII

Nós estamos (pelo menos eu estou) em uma profunda reflexão sobre o que passou na história da literatura e sobre o que está acontecendo agora. Qual é a nossa história? O que estamos “cozinhando” nesse momento? Quais as dimensões e influências que deixaremos para a literatura do século XXII? O que os críticos, escritores e teóricos de Letras vão pensar do que somos hoje? Deixaremos algum legado? Existe algum movimento literário acontecendo agora? Nosso maior legado será o advento dos leitores digitais? E na parte da criação, qual é a nossa onda? Os blogs literários deixarão alguma marca? E as academias de Letras, qual o papel delas nesse momento? O que precisa ser escrito?

10156173_309337955888438_7970057733163316554_n

Um lápis e um livro podem mudar o mundo (Malala Yousafzai)

Vocês aí do futuro, o que acham de nós?

Essa questão eu nunca vou poder responder, mas todas as outras estou tentando encontrar respostas.

8 comentários

  1. Ótimas questões!!!! Não há nada que seta tão intrínseco na história do mundo do que a arte, em especial a literária. Eu faço minha parte e, se nunca tiver minha arte reconhecida, ao menos deixei por aqui pistas de um olhar sobre nossos tempos. 😉 Quem sabe alguém encontre, quase sem querer 😉
    Até!

    Curtir

    1. ahhhhh…tá bom! Foi em relação ao seu comentário o “seta”, não tem problema…hehehe

      Sim, cada um fazer a sua parte é fundamental, não fazer nada é que ruim. Mesmo que as ações pareçam improdutivas a curto prazo, nada é em vão…

      Curtir

  2. Oi Fernanda, penso que estamos numa fase de recuo de maré, do mesmo tipo que prenuncia o tsunami… mas, que, ansiosos, já estamos sentindo que tal fase está demorando muito a passar. Eu, estou cozinhando o passado, pois, das produções de hoje, são raras as que eu identifique como relevantes.
    No sentido literário, acho que a maioria, os escritores de blogs, por exemplo, serão esquecidos, ou sequer conhecidos. Fase morta essa.

    Curtir

    1. Seu comentário é interessante e demonstra a sensação de muitos, mas eu penso em todos os séculos passados os agentes de cada um não conseguiam achar nada de interessante também no seu tempo. Então só o futuro mesmo é que vai dizer o que existe agora. Mas só para te animar um pouco, no Brasil e exterior tem gente boa, relevante. Abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: