Hoje eu conheci Mafra, uma cidadezinha encantadora que fica a 25km da cidade de Lisboa. Nela está o Palácio Nacional de Mafra e o Convento de Nossa Senhora e Santo Antonio de Mafra construídos em 1717 pelo rei dom João V, edificações consideradas obras- primas do barroco português.
É proibido tirar fotos no interior, mas transgredi por uma boa causa: para mostrar arte, beleza, cultura e história pra quem quiser ver:
A biblioteca do Palácio de Mafra é impressionante, grandiosa, imponente com seu piso de mármore em três cores diferentes, estantes de madeira ao estilo rococó repletas com 40.000 livros entre os séculos XIV ao XIX . Estão encadernados em couro com títulos gravados em ouro. Entre esses livros está a 2ª edição de “Os Lusíadas” de Luis de Camões.
Olha aonde foi parar o ouro do Brasil: na capa de livros.
Detalhe do Barroco português na Biblioteca do Palácio de Mafra.
O Palácio é ligado ao Convento. Essa é a enfermaria onde os doentes graves, os freis franciscanos, ficavam para recuperar- se ou então para serem retirados cadáveres pela escadinha anexa. Ao fundo, o altar. As camas que ficam nesses reservados eram arrastadas para o centro do corredor para que os doentes pudessem assistir a missa aos domingos.
Essa foi a minha sala preferida, a sala dos pianos. Imagino os saraus que faziam aí.
Vida de reis para plebeu ver.
4 respostas para “Palácio Nacional de Mafra, Portugal”
inpecavel
CurtirCurtir
Olha, Mafra é espectacular, uma obra que foi construida entre os anos de 1728 e 1730 por 47 000 homens, todos e só portugueses, amarrados, obrigados a trabalhar. umtrabalho enorme, nos outors anos trabalharam REGULARMENTE 25 000. e tudo o que viste em Mafra é apenas 5% do Ouro do Brasil, na altura então, uma colónia e parte do império e do reino. Portanto, Mafra, não é nada comparado com as 850 toneladas de ouro do século XVIII português!
CurtirCurtir
Republicou isso em .
CurtirCurtir
[…] Reprodução Ruralea) (Imagem: Reprodução falandoemliteratura.com) (Imagem: Reprodução Ruralea) (Imagem: […]
CurtirCurtir